Município ocupa posição 209 no país em casos de Covid-19

Dos 5.570 municípios brasileiros, Dourados ocupa a posição número 209 em casos detectados do novo coronavírus, conforme o Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19. Nesta segunda-feira (20), faz quatro meses desde que a prefeita Délia Razuk (PTB) decretou situação de emergência por causa da pandemia.

Quando expediu o Decreto nº 2.477 de 20 de março de 2020, a mandatária também definiu medidas de enfrentamento à doença, entre as quais autorizou a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência nos termos do art. 24, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e do art. 4º da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

Foi justamente por compras feitas através dessa modalidade licitatória que o MPE-MS (Ministério Público Estadual) deflagou na quarta-feira (15) a Operação Contágio, com objetivo de “desmantelar organização criminosa que estaria atuando em diversas fraudes em dispensas de licitação para aquisição de produtos e equipamentos no enfrentamento ao Covid-19, no Município de Dourados”.

Um dia após equipes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) cumprirem mandados de busca e apreensão no Centro Administrativo municipal e nas casas de ex-secretária, secretário e procurador-geral do município, a Prefeitura de Dourados divulgou nota por meio da qual disse que vai colaborar com as investigações.

Também no decreto que hoje completa quatro meses, a prefeita indicou que “poderão ser prorrogados os contratos da administração pública na conveniência e manutenção dos serviços essenciais” e autorizou “a contração temporária de pessoal, para atendimento da demanda emergencial”.

Em 20 de março, porém, não havia sequer casos suspeitos da doença no município. Até sexta-feira (17), conforme os dados mais recentes disponíveis, já eram 3.719 confirmações e 48 mortes, número que já subiu neste fim de semana.

De acordo com o Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, a epidemia começou em Dourados no dia 28 de março. Naquela data, segundo o Comitê de Gerenciamento de Crise instituído no município, houve dois diagnósticos positivos.

O relatório da Fiocruz detalha ainda que 23 de junho apresentou o maior número de casos novos em um único dia no município. Mais uma vez em consulta aos dados do comitê local, é possível observar que naquela data houve acréscimo de 135 diagnósticos.

Publicidade

hacklink panelibacklink paneliizmir web ajanshacklink satın albacklink alhacklink alhacklinkhacklink alhacklink satın alhacklinkhacklink alhacklink panelideneme bonusuhacklink alteknoloji haberleribaşarısız telefon modelleriizmir web ajans